Grupos

Conheça as peças que produzem, apresentam, carregam cenário, montam a luz, tiram foto, recarregam camarim, divulgam e ainda sobra um tempinho para curtirem o MOSAICO junto com você:




O Teatro Por Que Não? é um grupo de teatro da cidade de Santa Maria - RS, fundado em 2010 e composto por cinco atores e diretores formados em Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Maria, com atividades voltadas principalmente para a formação de novas plateias.

O grupo realiza diversas atividades culturais como espetáculos, eventos, cursos, entre outras realizações, acumulando em seu currículo passagens por Portugal, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Blumenau, Porto Alegre e várias cidades do interior do Rio Grande do Sul.

O Teatro Por Que Não? é também responsável por eventos de destaque em Santa Maria, como o MOSAICO e o (pausa dramática).

Atualmente o grupo administra o Espaço Cultural Victorio Faccin com o grupo TUI (Teatro Universitário Independente), que há mais de 50 anos agita a cena teatral da cidade e que convidou o Teatro Por Que Não? para administrar esta casa em conjunto.

Saiba mais: teatroporquenao.com




O Teatro Universitário Independente – TUI, nasce no movimento estudantil da UFSM em 1961. Em 1968 o grupo participa do 10º Festival Internacional de Teatro Universitário de Manizalles, na Colômbia.
Após retornar o grupo desvincula-se da UFSM e surge no cenário cultural brasileiro como um grupo de vanguarda em caráter de resistência ao regime vigente. Hoje o TUI é considerado um dos grupos mais antigos do Brasil, com mais de 50 anos ininterruptos de teatro. Seu fundador foi Clenio Faccin. 

OTUI atualmente divide sua sede com o grupo Teatro Por Que Não? 





O Teatro Candeia, sediado em Santa Maria/RS, surgiu no ano de 2010 como grupo de teatro independente, reunindo oito estudantes de Artes Cênicas.

Desde então, o Candeia passou por festivais dentro e fora do Rio Grande do Sul, circulações e turnês por diversas cidades da região e tem desenvolvido um constante trabalho de fomento à cultura de Santa Maria, através da ocupação de diferentes espaços da cidade e distintas ações artísticas, firmando parcerias e participando do projetos como o FETISM (Festival de Teatro Independente de Santa Maria) desde 2011. 

Atualmente o Candeia conta os seguintes espetáculos em seu repertório: “Casa do Esquecimento”, “Memórias de uma Calcinha Emagrecedora”, “O Visconde de Terralba”, “Invisíveis” e “Cabaré Candeia”.

Saiba mais: teatrocandeia.com


A Cia. Retalhos de Teatro existe há 19 anos e está totalmente ativa no meio cultural/artístico/cultural em Santa Maria . Helquer Paez, fundador da Cia. e acadêmico das artes cênicas licenciatura na época.

A Cia. Retalhos já fez diversas montagens teatrais, intervenções culturais e curta- metragem. Participou de diversos Projetos Internacionais, Nacionais, Estaduais e Municipais. Destacando o Projeto Cultural "Caminhos do Prata" realizando apresentação do espetáculo "Goiabada com Queijo"em diversas cidades no Uruguai e finalizando temporada em Montevidéu. Com o espetáculos " Os Cegos" conquistou 50 prêmios teatrais. 

Participou como convidada do POA em Cena 2007( Festival Internacional de Teatro de Porto Alegre ) com o espetáculo também premiado "O Beijo no Asfalto " de Nelson Rodrigues. A 11 anos executa o Projeto Teatral " Passageiros da Alegria "- intervenções em ônibus urbanos de Santa Maria, creches, hospitais, Escolas, etc.

No seu currículo ao logo desses 19 anos já conquistou mais de 200 prêmios em Festivais de Teatro e cinema. Hoje só seu repertório tem espetáculos adultos, de rua, infantil, educativo e intervenções teatrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário